Conheça Porto de Galinhas





Porto de Galinhas

 A invenção de Porto de Galinhas

Uma história muito comum de ser ouvida pelas ruas de Porto de Galinhas é a origem do nome da vila. Contam os moradores e guias locais que após a proibição do tráfico de negros no Brasil em 1850, os navios negreiros continuavam chegando clandestinamente ao País. Como precisavam desviar de Recife, onde havia fiscalização, os africanos eram desembarcados nesta praia. Ficavam nos navios escondidos em engradados de galinhas d'angola e os contrabandistas gritavam a senha ''Tem galinha nova no porto!'' para avisar a chegada. Embora essa história seja interessante, na verdade, não passa de uma lenda! O que se sabe é que o nome Porto de Galinhas já aparecia em alguns mapas do final do século XVI, época em que a região ainda era uma capitania hereditária.


BAOBÁ GIGANTE

Uma marca da região de Porto de Galinhas são os baobás, árvores trazidas da África pelos escravos. Um deles, o mais querido da cidade, fica no bairro de Nossa Senhora do Ó e tem 400 anos. A árvore é linda e chama atenção pelo tamanho, é preciso pelo menos vinte pessoas para abraçá-la. O Baobá é uma espécie sagrada para os povos africanos, considerada uma árvore mãe já que dela é possível retirar alimento, água, remédio e matéria-prima para cabanas, roupas, colares, entre outros.


Cavalo-marinho do 
Projeto Hippocampus

Curiosidades da Natureza

Do início de setembro até março, Porto de Galinhas recebe vários exemplares da espécie já que é o período de desova, principalmente, à noite. Os ninhos ficam entre a região do Pontal do Maracaípe à praia de Muro Alto, e em cada um são depositados em média de 100 a 120 ovos. E por falar em animais e natureza, o balneário leva a preservação ambiental a sério. O IBAMA participa de perto e dá algumas dicas de conscientização aos visitantes para os cuidados necessários com os corais, que junto com outras belezas naturais, criam uma atmosfera encantadora. Outro projeto é o Hippocampus, localizado no Pontal do Maracaípe, onde é possível conhecer mais sobre o habitat dos cavalos-marinhos.

SURF


A prática do surf é uma das mais procuradas por quem curte adrenalina e vem para Porto de Galinhas. E não é por acaso que o balneário sempre é freqüentado por surfistas, pois aqui eles encontram:
- a praia de Maracaípe que serve de palco para vários campeonatos nacionais. Graças à formação de uma baía natural, no local, são registradas ondas de até dois metros;
- a praia do Cupe que fica localizada na região Norte do balneário. Nesse ponto, onde já foram realizadas várias competições oficiais, os surfistas também encontram ondas fortes que permitem manobras radicais. Cupe tem vantagens como concentrar a maior parte dos hotéis de Porto de Galinhas e ser de bom acesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui